terça-feira, 13 de março de 2018

PT é o partido preferido de 19% dos Brasileiros. MDB, PSDB e DEM somam 14%

Imagem relacionada
O PT, VITORIOSO NAS ÚLTIMAS QUATRO ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, É APONTADO COMO O PARTIDO PREFERIDO DE 19% DA POPULAÇÃO E LIDERA, COM FOLGA, PESQUISA CNI/IBOPE DIVULGADA NESTA TERÇA (13). EM SEGUNDO NAS PREFERÊNCIAS, ESTÁ O MDB, DO PRESIDENTE MICHEL TEMER, COM 7%, SEGUIDO PELO PSDB, QUE CONTA COM A SIMPATIA DE 6% DO ELEITORADO. NA QUARTA COLOCAÇÃO, APARECE O PSOL, COM 2%. OUTROS 11 PARTIDOS – DEM, PCDOB, PDT, PR, PPS, PSB, PSC, PSD, PTB, PV E NOVO – REGISTRARAM APENAS 1% DE APOIO.

AS DEMAIS AGREMIAÇÕES PARTIDÁRIAS, JUNTAS, SOMARAM 3%. A MAIOR PARCELA (48%) AFIRMOU NÃO TER PREFERÊNCIA POR NENHUM PARTIDO, E 5% NÃO RESPONDERAM. EM RELAÇÃO ÀS ELEIÇÕES DE OUTUBRO, 44% DIZEM ESTAR PESSIMISTAS, 20% ESTÃO OTIMISTAS, 23%, IMPASSÍVEIS E 13% NÃO SABEM O QUE ESPERAR OU NÃO RESPONDERAM.

A PESQUISA, INTITULADA RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, QUE PROCUROU IDENTIFICAR PERSPECTIVAS PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DESTE ANO, REVELA TAMBÉM QUE A ESCOLHA DE DEPUTADOS E SENADORES ALINHADOS POLITICAMENTE COM CANDIDATO DO EXECUTIVO TENDE A FAZER MAIS SENTIDO PARA OS ELEITORES COM MENOR GRAU DE INSTRUÇÃO.

O LEVANTAMENTO TAMBÉM APONTA QUE 44% ESPERAM POR MUDANÇAS SOCIAIS, NO PRÓXIMO MANDATO, ENQUANTO 32% DEFENDEM O COMBATE À CORRUPÇÃO COMO PRIORIDADE. QUESTÕES COMO DESEMPREGO E INFLAÇÃO APARECEM EM TERCEIRO LUGAR NAS PREOCUPAÇÕES DOS ELEITORES.

AS MULHERES (50%) ESTÃO MAIS PREOCUPADAS COM AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, COM MELHORIA NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL E SEGURANÇA, DO QUE OS HOMENS (39%). JÁ ELES ESTÃO MAIS ATENTOS DO QUE ELAS NA PUNIÇÃO AOS CORRUPTOS (38% CONTRA 27%).

OS MAIS JOVENS TAMBÉM SÃO OS MAIS PREOCUPADOS COM MELHORIAS NAS CONDIÇÕES SOCIAIS DA POPULAÇÃO, ENQUANTO OS MAIS VELHOS TENDEM A ESTAREM MAIS ATENTOS AO TEMA DA MORALIZAÇÃO DA POLÍTICA. A ESTABILIDADE ECONÔMICA APARECE COMO PRIORIDADE ENTRE A POPULAÇÃO MAIS INSTRUÍDA, ENQUANTO AQUELES COM MENOR GRAU DE INSTRUÇÃO CITARAM A CORRUPÇÃO.

O LEVANTAMENTO TAMBÉM REGISTROU QUE, QUANTO MENOR O NÍVEL DE ESCOLARIDADE, MAIOR A TENDÊNCIA PARA VOTAR EM UM CANDIDATO ROTULADO COMO "NÃO POLÍTICO", ENQUANTO OS ELEITORES COM NÍVEL SUPERIOR TENDEM A DISCORDAR DESSA IDEIA.

POR OUTRO LADO, OS ELEITORES EM SUA MAIORIA (62%) CONSIDERAM MUITO IMPORTANTE QUE O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA TENHA EXPERIÊNCIA/TRAJETÓRIA NA POLÍTICA, E 72% TAMBÉM AFIRMAM CONSIDERAR COMO RELEVANTE PASSAGENS ANTERIORES POR OUTROS POSTOS, COMO PREFEITO OU GOVERNADOR.

FONTE   www.redebrasilatual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário